Tempo e sujeito - O transcendental e o empírico na fenomenologia de Merleau-Ponty
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v1i1.1919Mots-clés :
Merleau-Ponty. Husserl. Tempo. Sujeito. Transcendental. Empírico.Résumé
Esse artigo investiga a fenomenologia do tempo de Merleau-Ponty e centra seu foco na crítica merleau-pontiana às "Lições sobre a consciência íntima do tempo" de Husserl. A partir dessa crítica e da diferença entre os dois autores, o artigo mostra como Merleau-Ponty se afasta do modelo husserliano de uma fenomenologia da Razão.
Merleau-Ponty. Husserl. Tempo. Sujeito. Transcendental. Empírico.
Time and Subject The transcendental and the empirical in Merleau-Ponty´s Phenomenology
Abstract
This article investigates Merleau-Ponty´s phenomenology of time and focuses on Merleau-Pontys critique of Husserls Lessons about the intimate consciousness of time. Based on this critique and on the difference between the two authors, the article shows how Merleau-Ponty moves away from the Husserlian model of a phenomenology of Reason.
Merleau-Ponty. Husserl. Time. Subject. Transcendental. Empirical.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

