Discurso filosófico da acumulação primitiva: estudo sobre as origens do pensamento moderno, de Pedro Rocha de Oliveira - São Paulo: Elefante, 2024, 504 p.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95822

Palabras clave:

acumulação-primitiva, modernidade, intelligentsia

Resumen

Razões para odiar o ideário moderno. Esse talvez seja o mote central que mobiliza a escrita de Pedro Rocha de Oliveira já apresentado nas primeiras páginas de seu novo livro: Discurso filosófico da acumulação primitiva: estudo sobre as origens do pensamento moderno. Acompanhando os passos de alguns autores na alvorada da modernidade inglesa, pouco a pouco o autor vai desrecalcando o sentido histórico-social de um certo “nós” cuidadosamente fabricado por essa classe – também conhecida como intelligentsia – e que estivera organicamente empenhada na acumulação primitiva do capital. Com um linguajar ácido e um humor desconcertante, procura estimular a imaginação dos leitores e leitoras a libertarem-se de quaisquer resquícios de simpatia à ideologia do progresso que insiste em atravessar a contemporaneidade. As preocupações que ocupam o pensamento do autor, embora estejam em continuidade com seus estudos anteriores, parecem ganhar uma nova forma, exigida pela própria matéria que se atém. Ao expor alguns dos principais argumentos que norteiam os ensaios deste livro, tentarei trazer à tona experiências históricas brasileiras que parecem materializar o sentido que àquela matéria sugere.

 

Biografía del autor/a

Natalia Teixeira Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (2020). Graduada em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Campina Grande (2017). Graduanda em licenciatura no curso de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: teoria crítica brasileira, teoria crítica, pensamento social brasileiro, filosofia política, filosofia contemporânea, feminismo.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Rodrigues, N. T. (2025). Discurso filosófico da acumulação primitiva: estudo sobre as origens do pensamento moderno, de Pedro Rocha de Oliveira - São Paulo: Elefante, 2024, 504 p. DoisPontos, 21(3). https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95822