A contemplação estética: Schopenhauer e Mondrian

Autores/as

  • Maria Lúcia Cacciola Universidade Estadual de São Paulo (USP), São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34592

Palabras clave:

ideia, representação, abstração, contemplação, pintura, música,

Resumen

Este texto procura mostrar as afinidades entre a estética contemplativa de Mondrian e a Metafísica do Belo de Schopenhauer. As noções examinadas com mais afinco são as de abstração e contemplação e os sentidos que tomam para o artista e o filósofo. O progressivo esvaziamento de todo o conteúdo da obra leva à noção da arte abstrata que busca elevar-se á Ideia ou ao universal. Esse esvaziamento, por sua vez, aproxima as artes plásticas da música, em que os elementos são mais sutis.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Cacciola, M. L. (2014). A contemplação estética: Schopenhauer e Mondrian. DoisPontos, 11(1). https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34592