O ponto nodal “Rousseau” na visão política de Johann Gottlieb Fichte
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.59735Palavras-chave:
Rousseau, Fichte, Perfectibility, Vocation of the scholar, effort (Streben), JacobinismResumo
Resumo:
Este artigo pretende pontuar a relevância da presencia de Rousseau no pensamento de Fichte contra a imagem estereotipada da relação entre os dois pensadores. Trata-se, então, de desconstruir a crítica que Fichte dirige a Rousseau na última conferência do ciclo sobre a Vocação do sábio de 1794 a partir dos efeitos que Fichte pretende produzir na audiência. Pois, cabe ressaltar como o objeto dessa critica é um Rousseau caricatural, difundida na audiência alemã pelos trabalhos de Reimarius e Wieland sobre os primeiros dois Discursos e os escritos autobiográficos do autor genebrino. O objetivo principal do trabalho é o de mostrar como por meio dessa diferenciação permite a Fichte integrar subterraneamente motivos rousseauanos destinados a marcar de maneira relevante sua filosofia prática.
This article aims at highlighting the relevance of the presence of Rousseau in Fichte’s though against the stereotyped image of their relationship. We deconstruct Fichte’s critics against Rousseau during his last lecture of his Vocation of scholar in 1794. That deconstruction is lead by the effects Fichte aimed to produce on his audience. His goal was to defend himself by the accusation of being a Jacobinist. Then, it has to be showed how the object of his critic is a caricatural image of Rousseau, created and diffused by Wieland and Reimarius by their receptions of Rousseau’s first two Discourses and autobiographic works. The main goal of this work is then to show how Fichte’s differentiation from that caricatural image of Rousseau permits him to integrate Rousseau’s themes aimed to deeply mark his own philosophy.
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