“Fichte ensina o mistério do experimentar”: a doutrina da ciência como idealismo mágico em Friedrich von Hardenberg (Novalis)
the science of knowledge as magical idealism in Friedrich von Hardenberg (Novalis)
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v22i2.97610Resumo
A obra filosófica de Friedrich von Hardenberg (Novalis) (1772-1801) apresenta influências filosóficas diversas, como Plotino, Schiller, Kant e Leibniz. A influência mais famosa, contudo, é Johann Gottlieb Fichte (1762-1814). Ao longo dos anos 1790, nota-se um deslocamento de noções fichteanas para o pensamento próprio de Hardenberg e para os interesses profissionais (mineralogia), místicos (teosofia, neoplatonismo) e artísticos (poesia) dele. Observamos uma presença peculiar de Fichte nos escritos tardios de Friedrich von Hardenberg, notavelmente na obra O esboço geral, de 1797-1798, deslocando ideias fichteanas para campos como a magia. Embora a influência de Plotino leve Hardenberg a se distanciar mais de Fichte, seu interesse neste pensador continua expressivo, a doutrina da ciência se tornando ferramenta valiosa na formação do saber enciclopédico. Investigaremos, assim, quais sentidos a doutrina da ciência
passa a adquirir no pensamento “tardio” de Hardenberg em dois temas para os quais é deslocada: magia e enciclopédia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Almeida Assumpção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

