Caracterização marxiana da categoria trabalho: implicações na construção social e subjetiva
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.94458Palavras-chave:
Psicologia Social do Trabalho, Trabalho, Teoria marxiana.Resumo
O trabalho é categoria central da Psicologia Social do Trabalho, e seu principal referencial teórico é Karl Marx, entretanto essa área vem se afastando do conceito original. O presente artigo objetiva discutir o conceito de trabalho em Marx caracterizando essa categoria e discutindo-a em suas implicações sociais e subjetivas através de uma revisão teórica. Para tanto, recorremos aos textos de Marx e Engels, em outros clássicos e em autores contemporâneos para analisar a realidade objetiva a luz da teoria que revisitamos aqui. Percebemos que para essa teoria o homem é um produto da sociedade, e esta é resultado do modo de produção, assim essas condicionantes impactam nos mecanismos que formam e dão suporte aos sujeitos. Entendemos que a Psicologia Social do Trabalho é o campo privilegiado de análise para esse fenômeno, uma vez que se compromete a analisar os processos de subjetivação na relação laboral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iratan Bezerra de Sabóia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).