Atitude crítica, luta política e vida democrática: uma análise para além do pensamento de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.88267

Palavras-chave:

atitude crítica, lutas políticas, governamentalidade, vida democrática, Michel Foucault

Resumo

No presente artigo pretendo apontar, primeiramente, a relação entre diagnóstico do presente e atitude crítica a partir do pensamento de Michel Foucault. Na sequência, indicarei que a noção de atitude crítica é ao mesmo tempo parceira e adversária da governamentalidade, no sentido de que ela designa uma arte plural de não ser governado de determinada maneira e pelos mesmos agentes, sem, contudo, se posicionar fora do jogo governamental. Mostrarei ainda que as lutas políticas contra a saturação do jogo governamental podem ser pensadas como um desdobramento da atitude crítica. Finalmente, procurarei demonstrar que a tentativa cotidiana de viver e refletir democraticamente diante de um exercício autoritário do poder, como se pôde vislumbrar especialmente nos últimos anos no Brasil, pode ser entendida como um gesto de ressignificação da atitude crítica. A problematização deste campo de análise não foi diretamente tratada por Foucault, mas tem se tornado um objeto de estudo irrenunciável para o diagnóstico político de nosso presente.

Biografia do Autor

Cesar Candiotto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2010. Decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, onde também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Stricto sensu. Foi coordenador do Mestrado e doutorado em Filosofia da PUCPR, em 2014-2015 e 2020-2021. Professor do Mestrado em Direitos humanos e Políticas Públicas da mesma Universidade entre 2016 e 2021. Professor convidado da Universidade de Lille e da Universidade Católica de Moçambique (2018). Pós-doutor pela Université Paris Est-Créteil e pelo Institut détudes Politiques de Paris, com bolsa CNPQ (2014-2015). Membro do corpo editorial da Editora PUCPRESS, tendo sido Editor da Revista de Filosofia Aurora (2018-2020). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault, com Bolsa PDSE-CAPES (2004). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1997). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992). Membro da Red Iberoamericana de Filosofía política, da Red Euro-iberoamericana NoSoTros. Membro do GT Pensamento Contemporâneo e da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ambos da ANPOF). Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia Francesa Contemporânea, cadastrado no CNPQ e certificado na PUCPR. Tem experiência nas Áreas de Filosofia Contemporânea, nas subáreas de Filosofia política, Ética e Filosofia Francesa Contemporânea. Seu último livro tem como título: A Dignidade da Luta Política: incursões pela filosofia de Michel Foucault (EDUCS, 2020). Possui ainda publicações de artigos e capítulos nos seguintes países: Brasil, México, Itália, França, Espanha, Chile e Argentina. Dentre suas pesquisas atuais, conclui ampla investigação acerca das novas fronteiras da biopolítica contemporânea, concernente sobretudo à problemática das migrações. Seu novo projeto de pesquisa para os próximos anos denomina-se: Neoliberalismo, Democracia e Constituição do Sujeito, no qual percorre, além de Foucault, teóricos contemporâneos, tais como Wendy Brown, Christian Laval, Pierre Dardot e Giorgio Agamben. Além dos artigos no lattes, outros trabalhos de sua autoria podem ser encontrados integralmente nos seguintes endereços: 1) Academia.edu: https://pucpr-br.academia.edu/cesarcandiotto; 2) Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=QaYI8SYAAAAJ&hl=pt-BR.

Downloads

Publicado

11-06-2023

Como Citar

Candiotto, C. (2023). Atitude crítica, luta política e vida democrática: uma análise para além do pensamento de Michel Foucault. DoisPontos, 19(3). https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.88267

Edição

Seção

Para uma crítica do presente: Rumo a modos de vida outros/A critique of the present:Towards other ways of living