Tolerância, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas

Auteurs

  • Bárbara Batalha Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Campos Galuppo Universidade Federal de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-2329-6695

DOI :

https://doi.org/10.5380/dp.v18i2.83629

Mots-clés :

tolerância, liberdade de expressão, esfera pública, paradigma procedimental, Habermas, democracia.

Résumé

Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública é atribuída a quem assume uma ética moralmente adequada. O objetivo central deste artigo é questionar a legitimidade desse condicionamento e propor o abandono da moldura do aceitável que circunscreve o poder de fala.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara Batalha Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Filosofia Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Marcelo Campos Galuppo, Universidade Federal de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Visiting Fellow da Escola de Direito da University of Baltimore (USA). Vice-presidente da Internationale Vereinigung for Rechts- und Sozialphilosophie - IVR (Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social - 2019-2023). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990). Doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Téléchargements

Publiée

2022-03-29

Comment citer

Silva, B. B., & Galuppo, M. C. (2022). Tolerância, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas. DoisPontos, 18(2). https://doi.org/10.5380/dp.v18i2.83629

Numéro

Rubrique

Facticidade e Validade: modelo teórico e contexto político