Entre a crítica ao ceticismo e uma filosofia positiva: considerações a partir de “Ceticismo dogmático e dogmatismo sem dogmas” de Plínio J. Smith
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v4i2.8164Palavras-chave:
ceticismo, dogmatismo, metafilosofia, estruturalismo, justificaçãoResumo
Este texto visa a desenvolver algumas análises filosóficas a respeito das ricas e intrincadas relações entre ceticismo e dogmatismo, tomando como referência o artigo de Plínio J. Smith intitulado “Ceticismo dogmático e dogmatismo sem dogmas”, que, por sua vez, empreende uma análise crítica de textos por mim anteriormente elaborados. Procuro aqui, sobretudo, retomar um ponto problemático que o referido artigo bem comenta, dele me servindo para avançar algumas novas formulações para uma posição crítica perante o ceticismo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).