D’Alembert: um conciliador de contrários no século das luzes

Autores

  • Pedro Fernandes Galé

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.66693

Palavras-chave:

D’Alembert, Empirismo, Iluminismo, Racionalismo, Filosofia moderna, Causalidade.

Resumo

O texto busca apresentar D’Alembert e sua tentativa de conciliar o empirismo em voga no círculo dos enciclopedistas e o empreendimento racionalista de Descartes. Com esse espírito geométrico, o autor do “Discurso preliminar” da Enciclopédia pareceu buscar a conciliação de forças contrárias que se digladiavam no seio do período da ilustração. Nesse registro entre o racionalismo e o empirismo ilustrado o autor se viu diante de grandes questões de seu tempo. Sua relação crítica com a tradição metafísica se mantém na chave do círculo dos Philosophe, mas ainda assim o autor buscou manter o espírito geométrico dos grandes sistemas metafísicos do século anterior, o que o levou a uma relação muito interessante com as noções envolvidas no problema da causalidade.

Biografia do Autor

Pedro Fernandes Galé

Doutor em Filosofia pela USP (onde obteve os títulos de bacharel e mestre) e bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no Departamento de Filosofia da UFSCar.

Publicado

06-08-2024

Como Citar

Galé, P. F. (2024). D’Alembert: um conciliador de contrários no século das luzes. DoisPontos, 16(3). https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.66693