A Contribuição do Ocasionalismo de Nicolas Malebranche para a Crítica à Causalidade de David Hume

Autores

  • Evandro da Rocha Gomes Universidade de Brasília - UnB
  • Samuel Simon Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.66674

Palavras-chave:

Hume, Malebranche, causalidade, ocasionalismo, necessidade, ciência,

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar em que medida a análise da causalidade de Malebranche, conforme apresentado em sua obra De la recherche de la vérité, contribuiu para a crítica à causalidade de Hume em A Treatise of Human nature e An Enquiry Concerning Human Understanding. Para tanto, expõe-se a análise de Malebranche, estabelecendo em que medida ela está relacionada com a doutrina do ocasionalismo. Retoma-se, então, as críticas de Hume a essa doutrina, para, em seguida, apontar as semelhanças entre as análises dos autores, estabelecendo, sempre que possível, as possíveis influências do filósofo francês sobre o filósofo escocês. Destaca-se, além disso, aqueles aspectos da análise de Hume que não fazem parte da filosofia de Malebranche. Finalmente, situa-se os fundamentos dessa diferença, examinando-se a epistemologia humiana nesse contexto de crítica à causalidade. 

Biografia do Autor

Evandro da Rocha Gomes, Universidade de Brasília - UnB

Grupo de Pesquisa em Filosofia da Ciência e Método Científico-CNPq/UnB.

Samuel Simon, Universidade de Brasília - UnB

Grupo de Pesquisa em Filosofia da Ciência e Método Científico-CNPq/UnB. Programa de Pós-Graduação em Filosofia-PPG-FIL/UnB.

Downloads

Publicado

06-08-2024

Como Citar

Gomes, E. da R., & Simon, S. (2024). A Contribuição do Ocasionalismo de Nicolas Malebranche para a Crítica à Causalidade de David Hume. DoisPontos, 16(3). https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.66674