Algumas notas sobre realismo e ultrarealismo em Sartre
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v3i2.6504Palavras-chave:
Realismo, realidade, cogito, fenomenologia, crítica, literatura, Realism, reality, phenomenology, criticism, literatureResumo
O presente texto explora a possibilida de de articular os vários elementos do corpus sartreano segundo um eixo por nós denominado realismo. Vale notar que aqui, realismo, igualmente problema, diz respeito à tendência estrutural das letras ocidentais para a representação da realidade. Entretanto, o sentido manifesto do artigo é menos definir este realismo e mais articular os elementos especulativos, críticos e literários sartreanos por dent ro, de modo a tornar evidente, contra as aparências e contra alguns críticos, a integridade do projeto sartreano, a despeito das mais variadas frentes que explorou.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).