Dialética e práxis no pensamento de Jean-Paul Sartre (Uma leitura da Crítica da razão dialética)
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v3i2.6502Palavras-chave:
Sartre, dialética, marxismo, existencialismo, práxis, dialectics, Marxism, Existentialism, praxisResumo
O artigo mostra a conversão teórica sartriana na direção do materialismo histórico e do marxismo. Destaca que essa conversão jamais implicou o abando no de certos conceitos do existencialismo. Na Crítica da razão dialética, Sartre buscou definir uma nova dialética, em que a dimensão existencial e subjetiva é parte do processo de transformação econômica, política e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).