Les tendances divergentes du bergsonisme de Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i2.57243Palavras-chave:
Bergson, Deleuze, plano de imanência, Matéria e Memória, CinemaResumo
As tendências divergentes do bergsonismo de Deleuze
Todo o esforço de Deleuze sempre esteve voltado para a análise da ligação, quali cada como imanência, que une o atual e o virtual através do cristal do tempo. Esse esforço resulta em um pensamento heterogêneo que se faz acompanhar da ventriloquia dos clássicos da história da loso a. As páginas que se seguem procuram apreender certos aspectos do desenvolvimento dessa análise derivados das diversas leituras de Matéria e Memória, feitas por Deleuze, no entrecruzamento com o pensamento de Espinosa, Sartre e Husserl.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).