O Pensamento do Mesmo: entre utopias e heterotopias
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.56545Palavras-chave:
arqueologia do saber, heterotopia, homem, épistéResumo
O artigo analisa os limites do “pensamento do Mesmo” no livro As palavras e as coisas. Eles são observáveis na própria estratégia analítica da arqueologia quando são descritos os limiares de descontinuidade entre um e outro espaço de saber. Os limiares indicam um não-lugar irredutível ao modo de ser de uma épistémè especí ca. Menos ocupada em ordenar identidades e diferenças a partir de estruturas formais, a arqueologia do saber procura estabelecer os limites do pensamento entre os distintos modos de ser da ordem. Trata-se de enfatizar os intervalos nos quais a sintaxe que xa um lugar comum entre coisas e palavras é desfeito. Ou ainda, sublinhar os pontos de fratura no espaço liso das utopias e sua gramática, quando objetos conceituais, tais como o homem, deixam de ser concebidos como universais. Sugere-se que o livro As palavras e as coisas pode ser pensado como uma modalidade de heterotopia que inquieta certezas e evidências assim como desarma o pensamento de sua pretensão totalizante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).