Para revisistar o tema: Foucault e a Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.56544Palavras-chave:
Foucault, Psicanálise, história da sexualidade, Hermenêutica do Sujeito, cuidado de siResumo
O objetivo principal do presente artigo consiste em mostrar que a Psicanálise é interpretada na obra de Michel Foucault sob múltiplas perspectivas. Particular atenção é dedicada às modi cações na relação entre Foucault e a Psicanálise, detectáveis na comparação entre a obra publicada História da Sexualidade I, II e III - na qual a Psicanálise integra o dispositivo da sexualidade - e o curso Hermenêutica do Sujeito, no qual um novo ângulo analítico torna possível uma apreciação diferenciada da Psicanálise, desta feira no horizonte das relações entre a verdade e o sujeito, a saber, nas práticas ascéticas conhecidas como cuidado de si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).