Condillac e a história da química: de Newton a Lavoisier
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v15i1.55541Palavras-chave:
Método, Alquimia, Química, Newton, Condillac, LavoisierResumo
Abordamos aqui a influência do método de Condillac sobre a história da química. Partindo da confessada dívida de Lavoisier com o abade, propomo-nos a avaliar o aporte que o método condillaquiano terá para a filosofia natural da segunda metade do XVIII, colocando-a primeiramente na perspectiva da onda newtoniana que contaminou progressivamente as ciências a partir do fim do XVII. Mostramos então como o método de Newton, via alquimia, é capaz de inserir aspectos alheios ao mecanicismo estrito nas discussões, o que garantirá à química legitimidade para se valer de conceitos como atrações e afinidades. Mais tarde, ao constituir e sistematizar um método geral de conhecimento marcado pelo modelo newtoniano, Condillac legará aos naturalistas meios para ordenar proficuamente novas regiões de conhecimento. Quando adequadamente adaptado por Lavoisier aos problemas químicos, este método promoverá a “revolução” da química, ou seu estabelecimento definitivo como ciência positiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).