Bergson, Janet e Minkowski. Uma Noção Fundamental: “Atenção à Vida”
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i2.49621Palavras-chave:
Duração, vida, psicastenia, negação, delírio, sofrimentoResumo
Esta investigação tem como objetivo primeiro circunscrever a influência que as noções bergsonianas de duração e a “atenção à vida” exerceram sobre representantes expressivos do pensamento contemporâneo. Os dois interlocutores são Pierre Janet (1859-1947) e Eugène Minkowski (1864-1909). Tal contraponto tem uma intenção segunda, embora ambos sejam conhecidos por suas atuações no campo da psicopatologia, suas teorias encamparam significativas abordagens de temas filosóficos e bergsonianos. Mostraremos a explícita apropriação e reelaboração de noções comuns ao campo da Filosofia e da Psicologia erigidas por Bergson e que se mostraram fecundas aos dois psicopatólogos. Tal constatação revelará que Bergson também assimilou algumas dessas reelaborações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).