Foucault: atitude crítica e seu lugar na modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.48667Palavras-chave:
Foucault, Kant, modernidade, crítica, AufklärungResumo
Tomando dois momentos em que Foucault interpreta a relação entre Kant e a Aufklärung, o primeiro, na conferência “O que é a Crítica?” (1978), e o segundo, nos dois artigos “O que é o Esclarecimento?” (1984), pretendemos mostrar de que modo seu olhar crítico evidencia uma compreensão prática da modernidade ao se inscrever na tradição da Aufklärung. Gostaríamos de mostrar como Foucault encontra nas bases da loso a kantiana já uma atitude originária do pensamento crítico, prática que consiste fundamentalmente na decisão de não ser de tal forma governado. A principal consequência losó ca dessa postura é a construção de um pensamento estruturado no desenvolvimento de uma ontologia do presente, compreendida então como ontologia do devir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).