Revisando Foucault: homo politicus e homo oeconomicus / terceiro capítulo de Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution (Nova Iorque: Zone Books / MIT Press, 2015)

Wendy Brown

Resumo


Tradução do terceiro capítulo de Undoing the Demos, livro no qual Wendy Brown procura compreender como a emergência do homo oeconomincus subjugou outras gurações e interpelações do humano. Brown primeiro apresenta uma leitura crítica da teorização do homo oeconomicus que Foucault formulou em suas aulas sobre o neoliberalismo no Collège de France. A autora censura o lósofo francês por não ter atentado su cientemente para o homo politicus, lócus da soberania popular que consegue resistir a hegemonia do homo oeconomicus. Em seguida, re ete sobre a morfologia e posicionamento variáveis do homo oeconomicus e do homo politicus nos trabalhos de Adam Smith, Locke, Rousseau, Hegel, Marx, Bentham e J. S. Mill. Por último, analisa o gênero do homo oeconomicus contemporâneo e discute a disseminação do homo oeconomicus por meio da ordem de uma razão normativa e de uma racionalidade governante construída sobre essa ordem. 


Palavras-chave


Foucault; neoliberalismo; democracia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.48108

Direitos autorais 2017 DoisPontos



 

Indexadores: Clase, Dimension, Google Scholar. Diretórios: Academic Journal Database (JSTOR), Diadorim, Diretório Luso-Brasileiro, DOAJ, ROAD. Portais: CAPES, ScienceOpen, World Wide Science.

Qualis Periódicos - Capes: A2

 

  Todo o conteúdo desta revista está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0)