A figura de Voltaire – Hugh Blair e a arte de escrever história
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v8i1.28122Palavras-chave:
Blair, Voltaire, História, Antigos, Modernos, Crítica, Modelo.Resumo
O presente texto procura entender as razões que levaram o filósofo e crítico escocês Hugh Blair a tomar Voltaire como um modelo para o historiador moderno. Inicia-se o estudo com uma breve exposição de alguns elementos da concepção de história no pensamento voltairiano e então se passa à consideração que o autor britânico faz deles.
The present text aims to understand the reasons that took the Scottish philosopher and critic Hugh Blair to take Voltaire as a model to the modern historian. This study begins with a brief description of some elements of history conception according to Voltaire´s thinking and then the consideration that the British author makes of it.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

