Percepção e Cor: Nota sobre o Octaedro da Cores em Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v9i2.27700Palavras-chave:
Wittgenstein, Modelos cromáticos, Octaedro, Incompatibilidade Ampla, Incompatibilidade Restrita, GramáticaResumo
Resumo: A percepção envolve muitos enigmas, nem sempre parecendo estar assegurada a unidade entre seu conteúdo e sua forma. Exemplificam tais enigmas as ilusões óticas, o célebre problema de Molyneux e também, como aqui nos interessa, o problema da expressão das cores em modelos cromáticos, que expressam incompatibilidades lógicas, mas se referem ao próprio território da experiência com cores e pigmentos. Neste nosso texto, distinguiremos dois usos do Farbenoktaeder por Wittgenstein, registrando a diferença, que julgamos relevante, entre a incompatibilidade ampla e a incompatibilidade restrita entre cores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).