Tomás de Aquino e o Problema das Ideias Divinas de Coisas Singulares

Autores

  • Antoine Côté University of Ottawa, Ottawa, Canadá
  • Eduardo Zachia University of Ottawa, Ottawa, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v7i1.20121

Palavras-chave:

ideias, particulares/singulares, espécie, conhecimento divino, aristotelismo, platonismo

Resumo

Este artigo analisa diversos textos da obra de Tomás de Aquino relativos aostemas do conhecimento divino e das ideias divinas com o intuito de mostrar como duasinterpretações sustentadas por comentadores recentes da obra tomásica não se mantêmdiante da análise rigorosa dos textos. Uma primeira e menos radical interpretaçãosustenta haver ideias práticas distintas de cada coisa particular, enquanto que, deacordo com uma interpretação ainda mais forte, ideias em sentido estrito pertencemprimordialmente a coisas singulares. O objetivo deste artigo é mostrar que, emboraTomás sustente que Deus conhece todas as coisas, inclusive os particulares, a doutrinadas ideias, tal como Tomás a concebe, tem limites muito estreitos, não permitindo opleno desenvolvimento de suas convicções de cunho aristotélico concernentes àcognoscibilidade dos particulares.

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

Côté, A., & Zachia, E. (2010). Tomás de Aquino e o Problema das Ideias Divinas de Coisas Singulares. DoisPontos, 7(1). https://doi.org/10.5380/dp.v7i1.20121

Edição

Seção

Necessidade e Contingência na Filosofia Medieval