Direitos Humanos e Educação; Educação em Direitos Humanos: O Início de Uma (Im)Possível e (Sur)Real Proteção do Ser Humano

Autores

  • Felipe Bley Folly UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbdi.v3i3.5658

Resumo

O presente artigo busca encontrar uma nova razão de ser da aplicação dos Direitos Humanos. Estes utilizados para produzir a emancipação e a humanização das relações internacionais e inter-individuais. Para que tal objetivo possa ser alcançado, um dos principais pressupostos é a refundação do entendimento e aplicação do modelo educacional. Em primeiro lugar, a educação voltada à alteridade, à construção de um contato com o outro. Pois, só a partir do reconhecimento do próximo será possível entender e lutar pelos Direitos Humanos. Um modelo educacional que possibilite a formação de um conhecimento voltado para a solidariedade, e não para a escravidão da modernidade, que vê no conhecimento uma forma de dominação. A partir de então, será possível analisar os Direitos Humanos como uma forma de defesa dos seres humanos, em especial, dos excluídos pela globalização hegemônica. Outro ponto a ser discutido é o dos diálogos interculturais, a partir de uma hermenêutica diatópica, responsável por esclarecer que cada cultura é, de fato, incompleta. Da mesma forma, a compreensão das diferenças culturais poderá gerar uma ajuda recíproca no que tange a proteção dos Direitos Humanos. Enfim, as reflexões a seguir buscam reinterpretar, refundar a noção de proteção dos Direitos Humanos, a partir da Educação, que é a responsável pela formação dos protegidos por estes direitos.

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Como Citar

Folly, F. B. (2006). Direitos Humanos e Educação; Educação em Direitos Humanos: O Início de Uma (Im)Possível e (Sur)Real Proteção do Ser Humano. Revista Brasileira De Direito Internacional, 3(3). https://doi.org/10.5380/rbdi.v3i3.5658