SOLUÇÃO ESTÉTICA PARA ABRASÕES CERVICAIS PROFUNDAS RESTAURADAS COM MATERIAL RESINOSO ASSOCIADA AO RECOBRIMENTO RADICULAR: RELATO DE CASO CLÍNICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v14i2.5842Palavras-chave:
Resina Composta, Abrasão, Recobrimento RadicularResumo
O uso de materiais restauradores resinosos tem-se mostrado uma alternativa biocompatível na restauração de abrasões cervicais e/ ou cáries profundas previamente ao procedimento cirúrgico de recobrimento radicular. Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados obtidos em um caso clínico onde abrasões cervicais profundas foram previamente restauradas ao procedimento cirúrgico de recobrimento radicular. Paciente do sexo masculino, 56 anos, compareceu à Clínica de Periodontia do Unicenp, queixando-se de falta de estética na região dos elementos dentários 14, 15 e 16. Por meio do exame clínico, detectou-se a presença de recessões gengivais múltiplas, classe II de Miller, associadas com abrasões cervicais profundas. Além da realização da terapia básica periodontal, incluindo a orientação de higiene bucal, realizou-se a restauração das abrasões cervicais, com resina composta microhíbrida, 2 semanas antes da técnica cirúrgica de recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo subepitelial. Após 6 meses, observou-se recobrimento parcial das superfícies radiculares anteriormente expostas e saúde periodontal, além da total satisfação do paciente. A associação entre tratamento restaurador e recobrimento radicular para tratar abrasões cervicais profundas pode ser considerada uma técnica de sucesso.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
