ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRAZO PARA SUBMISSÃO: 05.08.2013 a 20.09.2013 A ADESÃO DE PELO MENOS UM DOS AUTORES SERÁ EXIGIDA NO ATO DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS. Os trabalhos enviados a XXXIII SAOJEM podem ser inscritos nas seguintes categorias: • Graduação Tema Livre: PESQUISA e RELATO DE CASO; • Graduação Painel: PESQUISA e RELATO DE CASO; • Pós-Graduação Tema Livre: PESQUISA e RELATO DE CASO; • Pós-Graduação Painel: PESQUISA e RELATO DE CASO. (Observação: Não serão aceitos trabalhos do tipo “REVISÃO DE LITERATURA”) A seleção dos trabalhos para todas as categorias será feita através do resumo do trabalho. Este deverá ser enviado, via Revista DENS, para a comissão científica do Evento, do dia 05 de agosto até o dia 20 de setembro de 2013, impreterivelmente. É necessária a adesão de ao menos um dos autores para apresentação do trabalho. Não haverá, em hipótese alguma, a devolução da taxa de adesão ao evento da desistência da apresentação de trabalhos aceitos. A adesão poderá ser realizada no CENTRO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA GUIDO STRAUBE – CAOGS, através de um dos colaboradores, e também via internet (site), mais informações: CAOGS - à Rua Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico - Fone 41 3360-4113; • A Comissão Científica da XXXIII SAOJEM e a Revista DENS chamam atenção para o fato de que é de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho a obtenção do consentimento dos pacientes ou dos seus responsáveis legais, caso os trabalhos apresentados utilizem imagens dos mesmos e não se responsabilizarão pela inexistência da obtenção deste consentimento; • O trabalho poderá conter, no máximo, cinco autores, e no mínimo dois autores, sendo um deles o orientador e o outro, apresentador. Cada pessoa poderá constar como apresentador de dois temas livre e de dois painéis e como autor de no máximo cinco trabalhos. A ausência do apresentador (tema livre ou painel) no horário determinado dará direito a comissão científica de não fornecer os certificados e de desclassificação do trabalho no concurso; • Os trabalhos serão divididos em quatro categorias: Graduação (acadêmicos) Tema-Livre, Graduação Painel, Pós-graduação (profissionais, especialização, mestrado e doutorado) Tema-Livre e Pós-Graduação Painel. Para entrar nas categorias de Graduação, todos os autores necessitam ser alunos de graduação, exceto o orientador; • O autor deverá informar a Área de Abrangência do trabalho no momento da submissão, através do campo “Comentários ao Editor”, que poderá ser: o Cirurgia e Implantodontia o Dentística Restauradora e Materiais Dentários o Estomatologia, Patologia Bucal e Radiologia o Endodontia o Oclusão, Disfunções Têmporo-Mandibulares e Dores Orofaciais o Odontopediatria o Ortodontia o Ortopedia Facial o Periodontia o Prótese o Saúde Coletiva o Outras :: Inscrição dos trabalhos e Envio de Resumos As inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas através do Sistema Eletrônico de Revistas (SER) que hospeda a Revista DENS, publicação oficial do Curso de Odontologia da UFPR, através do link da Revista DENS. Para inscrição de trabalhos deverá ser realizado o cadastro do usuário no sistema, através de um login e senha. Todos os passos de cadastramento dos autores, seleção de palavras chave, e normatização dos resumos e demais exigências da Revista DENS deverão ser rigorosamente obedecidas sob pena de não aceitação do resumo. :: Passos para submissão de trabalhos: Acessar o site da Revista DENS (http://www.ser.ufpr.br/dens) e entrar com login e senha previamente cadastrados. Caso ainda não esteja cadastrado no sistema DENS como autor, o usuário deverá fazer o cadastro através do link “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”. No momento do cadastro, o autor deverá selecionar a opção AUTOR, além da opção LEITOR fornecida como padrão. Na “Página do Usuário” selecionar a opção “Autor” e em seguida “Clique aqui para iniciar o processo de submissão”; No “Passo 1”, verificar e confirmar as CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO, e DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL; Na opção SEÇÃO, selecionar categoria de inscrição (conforme item 4 das Informações gerais desse normativo); Na opção COMENTÁRIOS AO EDITOR, informar a Área de Abrangência do trabalho, (conforme item 5 das Informações Gerais deste normativo); No “Passo 2”, inserir os Metadados para Avaliação: # Identificar os dados dos autores, começando pelo Autor 1 e apresentador, e finalizando pelo Orientador. Os nomes deverão ser preenchidos sem abreviação, em letras minúsculas, exceto as iniciais, com o sobrenome em letras maiúsculas (Ex. André Luis SILVA) e com email INDIVIDUAL de cada autor. Caso o nome de algum autor esteja abreviado, o trabalho será rejeitado; # O título deverá estar em letras maiúsculas e não ultrapassar 120 caracteres; # O resumo deverá estar nas normas citadas em NORMAS ESPECÍFICAS PARA CONFECÇÃO DE RESUMO, e deverá ser o mesmo contido no arquivo enviado no “Passo 3”; # As palavras-chave para indexação deverão estar em conformidade com as NORMAS ESPECÍFICAS PARA CONFECÇÃO DE RESUMO; # Informar as agências de fomento, se houver; No “Passo 3”, efetuar a transferência do manuscrito do resumo, o qual deverá obedecer as normas descritas em NORMAS ESPECÍFICAS PARA CONFECÇÃO DE RESUMO; No “Passo 4”, efetuar a transferência do documento suplementar, se houver; No “Passo 5”, concluir o processo de submissão. :: Critérios para avaliação e seleção dos Trabalhos Todos os trabalhos enviados a XXXIII SAOJEM serão observados pela comissão avaliadora. A comissão será composta por duas equipes, que uma avaliarão normas de submissão de inscrição, formatação do resumo e relevância, coerência e qualidade do trabalho; Na primeira fase serão analisados fatores referentes ao respeito às normas de confecção, referências bibliográficas e envio de resumos explicitados nos itens acima; Na segunda fase, os trabalhos serão analisados quanto ao mérito científico por professores mestres/doutores na área de abrangência de suas especialidades; Cada trabalho será avaliado por no mínimo dois professores distintos, sendo omitidos o nome dos autores e a instituição de origem. De acordo com os critérios de seleção, os trabalhos serão considerados aceitos ou não aceitos; O processo de revisão e avaliação de resumos será todo conduzido através da plataforma do Sistema Eletrônico de Revistas (SER) e não serão aceitos envios de resumos fora desta ferramenta e das especificações acima estabelecidas; Caso o trabalho não esteja nas normas do evento, o autor terá 03 oportunidades para correção ou 07 dias corridos a partir da data da submissão, sendo válido o que ocorrer antes. Os pedidos de correção por parte do editor deverão ser atendidos dentro do prazo estabelecido pelo mesmo, geralmente 02 dias após sua correção, desde que não ultrapasse os 07 dias a partir da primeira submissão. :: Apresentação A data, o horário e o local de apresentação dos trabalhos selecionados serão disponibilizados em edital no mural do CAOGS, na comunidade de Facebook e no site a ser divulgado posteriormente, a partir de data a ser definida; As trocas de datas e horários não serão permitidas; É obrigatória a presença do autor no evento 15 minutos antes do horário de apresentação ditado pela comissão. Já para trabalhos de painel é obrigatório a presença de 2 apresentadores no evento por no mínimo 1 horas de duração cada. Poderá haver mudança de apresentador, caso seja comunicado com o mínimo de 48h de antecedência à Comissão Científica. O novo apresentador deverá ser um dos autores do trabalho; Os autores deverão adequar seus trabalhos de acordo com os recursos fornecidos pela coordenação do evento (projetor de slides e projetor de multimídia). :: Normas Específicas para os trabalhos científicos Painel o O apresentador deverá confeccioná-lo em formato “retrato”, com as seguintes dimensões: # Altura: mínimo de 1,00m e máximo de 1,40m; # Largura: mínimo de 0,90m e máximo de 1,00m; # Poderá conter no máximo 10 referências bibliográficas. #Ficará exposto durante o turno da manhã, e será apresentado no dia 25 ou 26 de outubro de 2012, dependendo da área de abrangência de cada tema. # O autor deverá fixar o painel às 8h do respectivo dia de apresentação; # O autor terá de 3 a 5 minutos disponível para apresentar seu painel à banca examinadora; ambos terão um máximo de 5 minutos após a apresentação para arguirem sobre o assunto; # É de responsabilidade dos autores a desmontagem do mesmo até as 12h do dia da apresentação, sob pena de sua retenção e inutilização; # Obs.: O painel deve ser, por si só, autoexplicativo. Tema Livre # O tempo de apresentação será de 20 minutos, sendo 15 minutos destinados à exposição do trabalho e 05 minutos destinados à discussão; # O apresentador deverá confeccionar seu trabalho em forma de slides eletrônicos; caso opte por utilizar o computador fornecido pelo evento, deverá utilizar o programa Microsoft® PowerPoint® e arquivo com extensão “.PPT” (neste caso, utilizar pen-drive, CD ou DVD); o apresentador poderá ainda utilizar computador pessoal; :: Julgamento e Premiação Para o julgamento dos trabalhos aprovados, serão elencadas bancas examinadoras, formadas por 03 (três) professores; A decisão da banca examinadora é soberana e inquestionável; Os trabalhos que se destacarem durante a XXXIII SAOJEM, receberão a premiação na Solenidade de Encerramento do Evento, que ocorrerá no último dia do evento; Quaisquer dúvidas, entre em contato com a Comissão Científica da XXXIII SAOJEM através do e-mail saojem.científico@gmail.com ou hi_hena@hotmail.com, ou através do telefone (41) 9169-8807 ou (41) 9898-3854. |