Open Journal Systems

SAÚDE E PRÁTICAS DE MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS

Will da Silva Pacheco, Dayanne de Nazaré dos Santos, Monique Teresa Amoras Nascimento, Deisiane da Silva Mesquita, Karytta Sousa Naka, Nadile Juliane Costa de Castro

Resumo


Objetivo: identificar as repercussões das práticas de mineração em terras indígenas na saúde.

Método: estudo documental de abordagem qualitativa, a partir de matérias jornalísticas de jornais brasileiros e internacionais online registrados entre março de 2020 e dezembro de 2022. A coleta foi realizada entre dezembro e janeiro de 2023. Foi realizada análise de conteúdo.

Resultados: foram identificadas 28 notícias vinculadas a jornais nas versões online, emergindo dois núcleos: Garimpo e as ameaças aos povos indígenas; Exposição da saúde dos povos indígenas.

Conclusão: é notória a expansão do garimpo ilegal, ameaçando o isolamento dos povos indígenas e fragilizando o controle dos agravos à saúde pelos serviços epidemiológicos. A pesquisa contribui para conscientização sobre atividades de garimpo e saúde indígena, permitindo que os enfermeiros compreendam melhor as questões de saúde emergentes e adaptem suas práticas de cuidados.

 


Palavras-chave


Saúde das Populações Indígenas; Mineração; Poluição Ambiental; Povos Indígenas; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92031