DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM PARA A PESQUISA E INOVAÇÃO NA ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91552

Palavras-chave:

Enfermagem, Inovação, Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, Cuidados de Enfermagem, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: Analisar a aplicação da abordagem design thinking na produção científica de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem.

Método Pesquisa documental, descritiva, retrospectiva e abordagem qualitativa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem- Modalidade Profissional, no período de 2009 a 2023, a partir das dissertações publicadas em diretório público.

Resultados: Foram analisadas seis dissertações que aplicaram a totalidade ou de forma parcial a abordagem design thinking no desenvolvimento de produtos/serviços propostos. Todos os estudos visam solucionar problemas identificados nos contextos profissionais dos pesquisadores.  Os estudos geraram informações, dados, produtos, processos e metodologias de cuidado de enfermagem.

Conclusão: O design thinking é um importante referencial para a atuação do enfermeiro na área da pesquisa e desenvolvimento, além de contribuir para a formação de profissionais que buscam resolução dos problemas complexos existentes no campo da assistência, gestão, educação e pesquisa em saúde.

Biografia do Autor

Nubya Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Enfermeira e administradora. Mestre em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, Brasil. Doutoranda do Programa de Doutorado Profissional em Gestão do Cuidado de Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Especialista em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica.  Enfermeira na Secretaria de Estado da Saúde do  Amazonas e na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Amazonas, Brasil.

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Enfermagem Obstétrica  e Metodologia da Educação Profissional em Enfermagem. Docente na  Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Melissa Orlandi Honório Locks, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora e Mestre  em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde. Docente na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina,Brasil

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela  Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutora pelo Programa Nacional de Pós Doutorado/ CAPES. Docente na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Silva, N. R. da, Costa, R., Locks, M. O. H., & Sebold, L. F. (2023). DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM PARA A PESQUISA E INOVAÇÃO NA ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91552

Edição

Seção

Artigo Original