Open Journal Systems

DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM PARA A PESQUISA E INOVAÇÃO NA ENFERMAGEM

Nubya Rodrigues da Silva, Roberta Costa, Melissa Orlandi Honório Locks, Luciara Fabiane Sebold

Resumo


Objetivo: Analisar a aplicação da abordagem design thinking na produção científica de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem.

Método Pesquisa documental, descritiva, retrospectiva e abordagem qualitativa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem- Modalidade Profissional, no período de 2009 a 2023, a partir das dissertações publicadas em diretório público.

Resultados: Foram analisadas seis dissertações que aplicaram a totalidade ou de forma parcial a abordagem design thinking no desenvolvimento de produtos/serviços propostos. Todos os estudos visam solucionar problemas identificados nos contextos profissionais dos pesquisadores.  Os estudos geraram informações, dados, produtos, processos e metodologias de cuidado de enfermagem.

Conclusão: O design thinking é um importante referencial para a atuação do enfermeiro na área da pesquisa e desenvolvimento, além de contribuir para a formação de profissionais que buscam resolução dos problemas complexos existentes no campo da assistência, gestão, educação e pesquisa em saúde.


Palavras-chave


Enfermagem; Inovação; Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico; Cuidados de Enfermagem; Conhecimento.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.91552