INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.90754

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Avaliação em saúde, Assistência ao paciente, Qualidade da Assistência à Saúde, Morte.

Resumo

Objetivo: identificar os instrumentos utilizados para a avaliação do paciente hospitalizado em cuidados paliativos.

Método: revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro de 2024, nas plataformas de dados on-line: National Library of Medicine e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online. Foram analisados 12 artigos científicos.

Resultados: foram identificados 16 instrumentos, sete genéricos, quatro específicos as para pessoas em cuidados paliativos, quatro específicos para os pacientes oncológicos e um para o diagnóstico de COVID-19. O Palliative Perfomance Scale e Edmonton Symptom Assessment foram os instrumentos mais utilizados nos estudos e os aspectos mais relevantes a serem avaliados nos pacientes em cuidados paliativos, foram: capacidade funcional, sintomas físicos e psicológicos e idade avançada.

Conclusão: os instrumentos se mostraram úteis para direcionar os profissionais de saúde, na avaliação do paciente, no planejamento do cuidado e na tomada de decisões.

Biografia do Autor

Tárcilla Pinto Passos Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Médica Paliativista. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, Faculdade de Medicina, Sobral, CE, Brasil.

Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapêuta. Doutora em Ciências da Saúde. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Docente da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Santa Cruz, RN, Brasil

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort

Enfermeira. Doutora e Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Programa de Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

José Ronaldo Vasconcelos da Graça, Faculdade de Medicina de Sobral

Médico. Doutor e Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Faculdade de Medicina de Sobral e Pesquisador de Produtividade Individual do Interior (BPI-FUNCAP)

Isabel Pires Barra, Universidade Federal do Oeste do Pará,

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Estratégia de Saúde da Família da Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Saúde Coletiva, Santarém, PA, Brasil.

Gisele de Oliveira Mourão Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Especialista em em Gerontologia pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto, SP. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil.

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Publicado

18-04-2024

Como Citar

Bezerra, T. P. P., Nobre, T. T. X., Pennafort, V. P. dos S., Graça, J. R. V. da, Barra, I. P., Holanda, G. de O. M., & Mendonça, A. E. O. de. (2024). INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.90754

Edição

Seção

Revisão