Open Journal Systems

USO DAS ESCALAS: DESING DA SIMULAÇÃO E AUTOCONFIANÇA NA SIMULAÇÃO CLÍNICA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Savio Roberto Silva, Susana Nogueira Diniz

Resumo


Objetivo: avaliar a percepção dos participantes frente ao design da simulação, satisfação e autoconfiança na aprendizagem pela simulação clínica em parada cardiorrespiratória.

Método: Pesquisa de natureza descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, um quase experimento de grupo único, tipo antes e depois, realizada em 2022, na grande São Paulo, Brasil. O estudo foi realizado com 24 participantes profissionais de enfermagem e estagiários da graduação em duas unidades básicas de saúde.

Resultados: identificou-se aumento significativo (p<0,05) no nível de conhecimento após a simulação. Na avaliação da escala de design observou-se média de 4,55 na concordância e 4,55 na importância com a simulação clínica. Observou-se uma média de 4,56 na escala de satisfação e autoconfiança percebida pelos participantes na simulação clínica.

Conclusão: a simulação clínica potencializa o aprendizado dos participantes, promove satisfação e autoconfiança e o uso de instrumentos para avaliação e aplicação do cenário são norteadores para uma simulação clínica eficaz.


Palavras-chave


Treinamento por simulação; Parada cardiorrespiratória; Enfermagem; Ensino; Educação em saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.90369