USO DAS ESCALAS: DESING DA SIMULAÇÃO E AUTOCONFIANÇA NA SIMULAÇÃO CLÍNICA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90369

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Parada cardiorrespiratória, Enfermagem, Ensino, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção dos participantes frente ao design da simulação, satisfação e autoconfiança na aprendizagem pela simulação clínica em parada cardiorrespiratória.

Método: Pesquisa de natureza descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, um quase experimento de grupo único, tipo antes e depois, realizada em 2022, na grande São Paulo, Brasil. O estudo foi realizado com 24 participantes profissionais de enfermagem e estagiários da graduação em duas unidades básicas de saúde.

Resultados: identificou-se aumento significativo (p<0,05) no nível de conhecimento após a simulação. Na avaliação da escala de design observou-se média de 4,55 na concordância e 4,55 na importância com a simulação clínica. Observou-se uma média de 4,56 na escala de satisfação e autoconfiança percebida pelos participantes na simulação clínica.

Conclusão: a simulação clínica potencializa o aprendizado dos participantes, promove satisfação e autoconfiança e o uso de instrumentos para avaliação e aplicação do cenário são norteadores para uma simulação clínica eficaz.

Biografia do Autor

Savio Roberto Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo - SP

Mestrando pela Universidade Anhanguera de São Paulo em Ensino de Ciências e Saúde

Susana Nogueira Diniz, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo - SP

Possui graduação em Ciências Biológicas, bacharel em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Bioquímica e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Silva, S. R., & Diniz, S. N. (2023). USO DAS ESCALAS: DESING DA SIMULAÇÃO E AUTOCONFIANÇA NA SIMULAÇÃO CLÍNICA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90369

Edição

Seção

Artigo Original