Open Journal Systems

COMPREENSÃO DE PACIENTES ÀS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM NO CATETERISMO CARDÍACO: UMA PESQUISA QUALITATIVA

Tatiane Roberta Fernandes Teixeira, Marla Andréia Garcia de Avila, Eliana Mara Braga

Resumo


Objetivo: compreender o conhecimento dos pacientes sobre o procedimento do cateterismo cardíaco a fim de elaborar orientações de enfermagem no pré-exame.
Métodos: pesquisa qualitativa com 31 pacientes adultos de um hospital de ensino do interior do estado de São Paulo, realizada no primeiro semestre de 2015. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e analisados pelo método de Análise de Conteúdo.
Resultados: dos discursos emergiram três categorias: Compreensão dos sinais e sintomas que levaram à necessidade de realização do cateterismo cardíaco, Assimilação parcial das informações recebidas na forma escrita pelos pacientes, e Desconhecimento sobre o procedimento de cateterismo cardíaco realizado. Os resultados apontam para pacientes que recebem orientações insuficientes para a compreensão de procedimento tão complexo.
Conclusão: o planejamento adequado de orientações em saúde, ao ser construído e colocado em prática, esclarece e fortalece os indivíduos para a promoção da saúde e promove o reconhecimento das ações de enfermagem.


Palavras-chave


Comunicação; Cateterismo Cardíaco; Cuidados de Enfermagem; Educação em Saúde.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.56604