RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Maria Cicera dos Santos de Albuquerque Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.
  • Mércia Zeviani Brêda Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.
  • Willams Henrique da Costa Maynart Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.
  • Darlan dos Santos Damásio Silva Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas.
  • Elaine Cristina de Medeiros Moura Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.46528

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Pacientes, Pessoal de saúde, Serviços de saúde mental, Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar como se estabelece o relacionamento interpessoal entre usuários e profissionais de saúde, na perspectiva dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial tipo II em Maceió, Alagoas. Pesquisa qualitativa, exploratória, realizada no período de 2010 a 2012, coleta de dados com oito usuários. Utilizou a triangulação por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação não participante e diário de campo. Dados tratados pela análise qualitativa de Minayo. Emergiram três categorias: 1. Olhar sensível; 2. A formação do vínculo; 3. Habilidades do profissional que atua no serviço de saúde mental. Identificou-se: relacionamento como imprescindível para atenção psicossocial; importância do olhar humano do profissional ao usuário; vínculo como amenizador do sofrimento; habilidades decisivas de escuta e atenção para estabelecer confiança. Observa-se a necessidade de trabalhar a temática do relacionamento interpessoal junto aos profissionais do serviço, a fim instrumentalizá-los sobre a criação e fortalecimento do vínculo no cuidado integral em saúde mental.

Biografia do Autor

Maria Cicera dos Santos de Albuquerque, Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.

Doutora em enfermagem. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação do Curso de Enfermagem da ESENFAR/UFAL. Atua na saúde mental. Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (GPESAM/CNPq).

Mércia Zeviani Brêda, Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.

Doutora em enfermagem psiquiátrica. Docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação do Curso de Enfermagem da ESENFAR/UFAL. Atua na saúde mental. Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (GPESAM/CNPq).

Willams Henrique da Costa Maynart, Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas.

Enfermeiro de Saúde da Família. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (GPESAM/CNPq). Foi bolsista, pela FAPEAL, do Programa de Iniciação Científica da UFAL. Participou do Programa Ciências Sem Fronteiras.

Darlan dos Santos Damásio Silva, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas.

Enfermeiro do Hospital Universitário Prof.  Alberto Antunes/UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (GPESAM/CNPq). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFAL. Foi bolsista, pela FAPEAL, do Programa de Iniciação Científica da UFAL.

Elaine Cristina de Medeiros Moura, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas.

Enfermeira do Hospital Universitário Prof.  Alberto Antunes/UFAL. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia/UFAL.

Publicado

11-11-2016

Como Citar

de Albuquerque, M. C. dos S., Brêda, M. Z., Maynart, W. H. da C., Silva, D. dos S. D., & Moura, E. C. de M. (2016). RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.46528

Edição

Seção

Artigo Original