RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar como se estabelece o relacionamento interpessoal entre usuários e profissionais de saúde, na perspectiva dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial tipo II em Maceió, Alagoas. Pesquisa qualitativa, exploratória, realizada no período de 2010 a 2012, coleta de dados com oito usuários. Utilizou a triangulação por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação não participante e diário de campo. Dados tratados pela análise qualitativa de Minayo. Emergiram três categorias: 1. Olhar sensível; 2. A formação do vínculo; 3. Habilidades do profissional que atua no serviço de saúde mental. Identificou-se: relacionamento como imprescindível para atenção psicossocial; importância do olhar humano do profissional ao usuário; vínculo como amenizador do sofrimento; habilidades decisivas de escuta e atenção para estabelecer confiança. Observa-se a necessidade de trabalhar a temática do relacionamento interpessoal junto aos profissionais do serviço, a fim instrumentalizá-los sobre a criação e fortalecimento do vínculo no cuidado integral em saúde mental.
Palavras-chave
Relações interpessoais; Pacientes; Pessoal de saúde; Serviços de saúde mental; Enfermagem.