ELABORAÇÃO DE DIRETRIZ CLÍNICA: INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E UNIDADE HOSPITALAR

Autores

  • Derdried Athanasio Johann Instituto Federal do Paraná
  • Priscila Mingorance Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Souza Marques De Lazzari Univiersidade Federal do Paraná
  • Edivane Pedrolo Instituto Federal do Paraná
  • Tatiana Queiroz Ribeiro de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • Mitzy Tannia Reichembach Danski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21535

Palavras-chave:

Guia de prática clínica, Educação continuada, Enfermagem, Tecnologia.

Resumo

Os revezes enfrentados na prática cotidiana do trabalho da enfermagem são temas para as pesquisas de graduação e pós-graduação, enquanto o profissional à beira do leito necessita atualizar-se e buscar as melhores evidências para oferecer qualidade no cuidado. Refletimos a respeito de como a academia pode integrar-se à prática e, assim, contribuir para melhoria do cuidado ao elaborar e implantar diretrizes clínicas. Os atarefados profissionais, por vezes, não têm a oportunidade de debruçar-se sobre as ferramentas de busca da literatura e selecionar as melhores evidências a serem implantadas em sua unidade. Para academia, entretanto, esse tipo de pesquisa é habitual, sendo plenamente viável a elaboração de diretrizes clínicas e sua implantação nas unidades pesquisadas. Objetivou-se refletir sobre a integração universidade e unidade hospitalar, tendo como foco a elaboração conjunta de diretriz clínica.

 

Biografia do Autor

Derdried Athanasio Johann, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.  Enfermeira do Instituto Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para Prática de Enfermagem – TIS.

Priscila Mingorance, Universidade Federal do Paraná

de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para a Prática Profissional – TIS.

Luciana Souza Marques De Lazzari, Univiersidade Federal do Paraná

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Voluntária de Iniciação Científica. Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para a Prática Profissional – TIS

Edivane Pedrolo, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.  Docente do Instituto Federal do Paraná.  Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para a Prática Profissional – TIS

Tatiana Queiroz Ribeiro de Almeida, Universidade Federal do Paraná

de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Voluntária de Iniciação Científica. Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para a Prática Profissional – TIS.

Mitzy Tannia Reichembach Danski, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em História. Docente da Graduação do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice-líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para a Prática Profissional – TIS.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Johann, D. A., Mingorance, P., De Lazzari, L. S. M., Pedrolo, E., Almeida, T. Q. R. de, & Danski, M. T. R. (2012). ELABORAÇÃO DE DIRETRIZ CLÍNICA: INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E UNIDADE HOSPITALAR. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21535

Edição

Seção

Reflexão