A ATUAÇÃO DE RELIGIOSAS EM CURITIBA NA ASSISTÊNCIA AOS ALIENADOS DURANTE A REPÚBLICA VELHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v7i2.1668Palavras-chave:
História da enfermagem, Enfermagem psiquiátrica, Cuidados de enfermagem, nursing history, Psychiatric nursing, nursing care.Resumo
O estudo trata da atuação das religiosas de São José de Moutiers na assistência aos alienados e indigentes na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e posteriormente no Hospício Nossa Senhora da Luz. O método de investigação utilizado é a pesquisa histórica com análise documental dos relatórios de governo da Província, os relatórios da Irmandade de Misericórdia, o contrato firmado entre a congregação religiosa e a provedoria, os periódicos de época como também as Crônicas da Irmandade. A delimitação temporal abrangeu o ano de 1896 que marcou a chegada das religiosas em Curitiba até o ano de 1937 quando faleceu a superiora provincial Madre Léonie Blanchet,período no qual surgiu o primeiro hospital para alienados do Paraná. O cuidar santificado exercido por estas mulheres fazia parte da identidade da religiosa de São José de Môutiers. O modo de ser cuidadora foi construído ao longo do tempo, com a ocupação contínua do espaço e em suas relações cotidianas no ambiente hospitalar. Concluiu-se que a atuação dessas mulheres contribuiu para que se compreenda a história da enfermagem paranaense bem como a história da enfermagem psiquiátrica de nosso Estado.
The work of nuns rendering care for the mentally ill in Curitiba/Brazil during the old republican period
Abstract
This study addresses the work of nuns of São José de Môutiers Order rendering care to mentally ill and needy individuals at Santa Casa de Misericordia, a former nursing home in Curitiba/Brazil and later at Hospício Nossa Senhora da Luz, a mental hospital in Curitiba. The investigative approach used was historical research with the respective document review of reports from the so-called Province government at the time, reports from Misericordia Religious Sisterhood, the agreement between the religious congregation and the purveyor, journals of the period and the Chronicles of the Sisterhood. Time span took up the year of 1896, that is, the nuns arrival in Curitiba until 1937 when Province Mother Superior Léonie Blanchet died, during which the first hospital for mentally-ill individuals was set up in Paraná State. Sanctifying caring delivered by nuns of São José de Môutiers was part of the character of the members of that religious order. Caregiving was shaped along the time, by continuously permeating the hospital settings and also in nuns daily relationships in the hospital environment. It has been concluded that those womens work has contributed for the understanding of nursing history as well as for the understanding of psychiatric nursing history in Paraná State/Brazil.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”