A Política Cultural em Cuba:
uma análise do desenvolvimento cinematográfico no pós-revolução a partir das obras La Prensa Seria (1960) e Salut Les Cubains (1963).
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v15i1.98682Palavras-chave:
História de Cuba, Revolução Cubana, História e cinema, ICAIC, Cinema CubanoResumo
O presente artigo se propõe a analisar, a partir de algumas obras como o documentário Salut les Cubains (1963) de Agnès Varda, e o curta de animação La Prensa Seria (1960) de Jesús de Armas, o desenvolvimento do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). Fundado em 1959 com o objetivo de promover iniciativas culturais em Cuba logo após a Revolução, sua principal função foi fomentar a indústria cinematográfica no país. Reconhecendo o cinema como uma ferramenta ideológica e um veículo eficaz para mobilizar a opinião pública e promover a conscientização política, o ICAIC desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento artístico e intelectual do país, além de ter sido utilizada como um dos veículos para a construção, através de produções culturais, de uma identidade nacional cubana.
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