CULPA E PERPETUAÇÃO MODERNA: A IMAGEM DA DEUSA NÊMESIS NOS EMBLEMAS DO SÉCULO XVI DE ANDREA ALCIATI
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v15i2.94924Palavras-chave:
História Moderna, Andrea Alciati, Emblemas,Resumo
A seguinte pesquisa se debruça sobre o livro de emblemas de Andrea Alciati, de nome Emblemata (1591), publicado em Leiden, acerca das representações da deusa Nêmesis, divindade grega recepcionada pelos modernos, de maneira a compreender seus espaços nos emblemas, como é ressignificada e como sua imagem foi trabalhada, visando um deslocamento da mesma para a contemporaneidade renascentista. Desta problemática a redação se organiza em três principais momentos: uma investigação sobre o conceito de emblemas no século XVI; um diálogo sobre a Nêmesis durante o período da antiguidade clássica; e por fim a recepção desta deusa como imagem na modernidade. Para esta análise me utilizarei de um distinto arcabouço teórico de história cultural, como Carlo Ginzburg e Paolo Rossi, nos ajudando a compreender as relações culturais e estruturais deste período, tendo como suporte a teoria de recepção dos clássicos de Anastásia Bakogianni.
Referências
BAKOGIANNI, Anastásia. O que há de tão ‘clássico’ na recepção dos clássicos?
Teorias, metodologias e perspectivas futuras. In: Codex – Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2016, pp. 114-131.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento I: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
CEALERA, Cristian. The Shrine of Goddess Nemesis. The Romanian Cultural Institute, 2021. Disponível em: https://www.rciusa.info/post/the-shrine-of-goddess-nemesis---the-history-of-romania-in-one-object.
DEGGER, Brenda. DONNA DI VOLTO TERRIBILE: a alegoria da América e repertórios imagéticos do renascimento. Tese (Mestrado em História) - Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 141. 2020.
GINZBURG, Carlo. O Alto e o Baixo: o tema do conhecimento nos séculos XVI e XVII. In: Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GRIECO, Alfredo. Livros de emblemas: pequeno roteiro de Alciati à Iconologia de Cesare Ripa. ALCEU - v.3 - n.6 - p. 79 a 92 - jan./jun. 2003.
HORNUM, Michael. Nemesis: the roman state, and the games. Lainde: E. J. Brill, 1993.
HUIZINGA, Johan. O Outono da Idade Média: estudo sobre as formas de vida e de pensamentos dos séculos xiv e xv na França e nos Países Baixos. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2021.
LLOYD-MORGAN, Glenys. Nemesis and Bellona: A preliminary study of two neglected goddesses. In: BILLINGTON, Sandra; GREEN, Miranda. The Concept of the Goddess. Nova York: Routledge, 1996.
ROSSI, Paolo. Naufrágios sem espectador: a ideia de progresso. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Cadernos de Clio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
