Por Natureza E Por Ofício: Um Revolucionário Entrevistado
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v13i2.92734Palavras-chave:
História Oral, Entrevista, Ditadura Brasileira, Movimento estudantil, Regime militarResumo
A coleta de fontes de História Oral gerou debates devido à validade das narrativas individuais e à memória pessoal dos interlocutores. Alguns historiadores a defendem como meio de registrar vivências fora dos "grandes feitos". No Brasil, as Comissões da Verdade coletaram depoimentos sobre crimes da ditadura militar (1964-1985), ampliando vozes cidadãs. Este artigo segue esse trabalho, convertendo relatos formais em entrevistas e discutindo metodologia com base em Portelli (2016) (2001), Thomson (1997) e Pollak (1989). O estudo foca numa entrevista com Luiz Manfredini, do PCdoB, sobrevivente da ditadura. A conversa informal permitiu explorar temas de forma única, revelando a complexidade da História Oral.
Referências
GENTILLI, Victor. O jornalismo brasileiro do AI-5 à distensão: “milagre econômico”, repressão e censura. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 1, n. 2, Florianópolis, 2º Semestre de 2004.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, Rio de Janeiro, 1989.
PORTELLI, Alessandro. História oral como a arte da escuta. Letra e Voz: São Paulo, 2016.
PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito e política, luto e senso comum. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (orgs.). Usos & abusos da história oral. 1a edição 1996. Rio de Janeiro: FGV, 2001, p. 103-130.
RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén.Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960 Revista Brasileira de Política Internacional, v. 43, n.1, p. 69 - 98, Brasília, JUN. 2000.
SULEIMAN, Susan. Crises de memória e a segunda guerra mundial. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2019.
THOMSON, Alistair. Recompondo a Memória: Questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. Projeto História (15), São Paulo, Abril 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).