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O USO DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA EM AULAS DE HISTÓRIA: O CANGAÇO NA MINISSÉRIE LAMPIÃO E MARIA BONITA (1982)

Bruno José Yashinishi

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da minissérie da TV Globo, Lampião e Maria Bonita (1982), como recurso didático em aulas de História que colabore com a compreensão dos alunos a respeito do cangaço brasileiro. Essa produção da teledramaturgia brasileira será adotada como fonte e ferramenta do conhecimento histórico, atendendo os pressupostos teóricos e metodológicos adequados para esse tipo de abordagem. O objetivo é fomentar nos estudantes a capacidade de analisar criticamente as imagens televisuais e conseguir, por meio das representações sociais presentes na minissérie, aprender de forma mais prazerosa e consequente sobre o movimento social do cangaço, presente no sertão nordestino durante a República Velha e sobre os personagens envolvidos em seu contexto histórico, principalmente o casal Lampião e Maria Bonita.

Palavras-chave


Cangaço; História e Minissérie; Ensino de História.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/clio.v12i2.84327

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