O USO DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA EM AULAS DE HISTÓRIA: O CANGAÇO NA MINISSÉRIE LAMPIÃO E MARIA BONITA (1982)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v12i2.84327

Palavras-chave:

Cangaço, História e Minissérie, Ensino de História.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da minissérie da TV Globo, Lampião e Maria Bonita (1982), como recurso didático em aulas de História que colabore com a compreensão dos alunos a respeito do cangaço brasileiro. Essa produção da teledramaturgia brasileira será adotada como fonte e ferramenta do conhecimento histórico, atendendo os pressupostos teóricos e metodológicos adequados para esse tipo de abordagem. O objetivo é fomentar nos estudantes a capacidade de analisar criticamente as imagens televisuais e conseguir, por meio das representações sociais presentes na minissérie, aprender de forma mais prazerosa e consequente sobre o movimento social do cangaço, presente no sertão nordestino durante a República Velha e sobre os personagens envolvidos em seu contexto histórico, principalmente o casal Lampião e Maria Bonita.

Biografia do Autor

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Estudos Interdisciplinares em Humanidades pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Graduado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano Studium Theologicum. Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista. Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

06-03-2023

Como Citar

Yashinishi, B. J. (2023). O USO DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA EM AULAS DE HISTÓRIA: O CANGAÇO NA MINISSÉRIE LAMPIÃO E MARIA BONITA (1982). Revista Cadernos De Clio, 12(2). https://doi.org/10.5380/clio.v12i2.84327

Edição

Seção

Artigos