Olívio/Felício: de Portugal à Ásia e de volta - uma análise da representação da natureza em Lusitânia Transformada (1607)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v11i1.79602Palavras-chave:
Fernão Álvares do Oriente, Lusitânia Transformada, expansão marítima, Império Português.Resumo
Este artigo objetiva analisar de que forma Fernão Álvares do Oriente, autor português do século XVI, caracteriza a natureza asiática em sua obra mais famosa, Lusitânia Transformada (1607). Em primeiro lugar, há uma breve descrição de aspectos biográficos do autor, assim como dos aspectos formais e literários de Lusitânia Transformada. O pensamento do geógrafo humanista francês Eric Dardel é utilizado como principal referencial teórico para a análise proposta, considerando suas contribuições acerca da subjetividade presente no espaço geográfico. Enfim, o artigo explora como o livro de Fernão Álvares pode ser interpretado como um manifesto contra as expansões marítimas que guiavam Portugal em sua época.
Downloads
Publicado
16-06-2021
Como Citar
Filho, F. W. (2021). Olívio/Felício: de Portugal à Ásia e de volta - uma análise da representação da natureza em Lusitânia Transformada (1607). Revista Cadernos De Clio, 11(1). https://doi.org/10.5380/clio.v11i1.79602
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).