A TRADIÇÃO, A CRÍTICA E AS REPRESENTAÇÕES DA MODERNIDADE EM HOWARD PHILLIPS LOVECRAFT: UMA ANÁLISE TRIANGULAR ENTRE LITERATURA E DOCUMENTOS DE INTIMIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v12i1.79525Palavras-chave:
H.P. Lovecraft, Modernidade, Estados Unidos, LiteraturaResumo
O presente trabalho, intitulado “A tradição, a crítica e as representações da modernidade em Howard Phillips Lovecraft: uma análise triangular entre literatura e documentos de intimidade”, trata da relação entre o escritor H. P. Lovecraft e o fenômeno conhecido como modernidade. O principal objetivo do artigo é investigar a compreensão e a resposta do autor acerca do evento da modernidade e os processos modernizadores pelos quais os Estados Unidos passaram. Lovecraft, vivendo no contexto da modernidade, viu sua origem e padrões aristocráticos serem tomados pela nova sociedade que se erguia, ocasionando em uma crítica ferrenha aos princípios modernos que ali se faziam presentes: cidades, negros, imigrantes, tecnologia. Conclui-se que Lovecraft é um agente antimoderno, um indivíduo que idealizou uma sociedade utópica com valores considerados “puros”. As mudanças sociopolíticas proporcionaram um estímulo que o levou a refletir, por meio da ficção e das cartas, sobre sua nova realidade.
Referências
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BEZERIAS, Caio Alexandre. A totalidade pelo horror – o mito na obra de Howard Phillips Lovecraft. São Paulo: Annablume, 2010.
DUTRA, Daniel Iturvides. A utopia na obra de H.P. Lovecraft: uma leitura política de At The mountains of Madness. Cadernos do IL (UFRGS), v. 45, p. 86-108, 2013.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
JOSHI, S.T. A Vida de H.P. Lovecraft. São Paulo: Hedra, 2014.
______. Primal Sources: Essays on H. P. Lovecraft. New Jersey: Wildside Press, 2003.
JUNQUEIRA, Mary Anne. Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900). São Paulo: Edusp, 2018.
KARNAL, Leandro. PURDY, Sean. FERNANDES, Luiz E. MORAIS, Marcus V. de. História dos Estados Unidos: Das Origens ao Século XXI. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2014.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5º Ed. São Paulo: Editora Unicamp, 2003.
LOVECRAFT, H. P. A busca onírica por Kadath. In: Os melhores contos de H. P. Lovecraft São Paulo: Editora Hedra, 2014.
______. O chamado de Cthulhu. In: H.P. Lovecraft: Medo clássico. Rio de Janeiro: Darkside, 2017.
______. Selected Letters (1925-1929). Sauk City: Arkham House, 1968.
______. Selected Letters (1932-1934). Sauk City: Arkham House, 1976.
______. Some Repetitions on the Times. In: Collected Essays Volume 5 –Philosophy Autobiography & Miscellany. New York: Hippocampus Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).