"Young Americans": o blue-eyed soul de David Bowie e o privilégio branco
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.79265Palavras-chave:
Soul, privilégio, racismo estrutural, blue-eyed soul, David BowieResumo
O blue-eyed soul recebeu este nome por ser uma adaptação de gêneros musicais negros (como o soul e o R&B – “rythm and blues”) para vozes de artistas brancos. David Bowie, em 1975, lançou o seu nono álbum de estúdio, Young Americans, sob o rótulo de blue-eyed soul. Analisar este álbum, seu contexto histórico e suas inserção social na noção de racismo estrutural (em que o branco é privilegiado sobre o negro) nos leva a uma discussão sobre as implicações do blue-eyed soul numa sociedade intrinsicamente racista, como era a estadunidense da década de 1970 – e como é ainda hoje.
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Publicado
22-04-2021
Como Citar
Schons, V. H. de M. (2021). "Young Americans": o blue-eyed soul de David Bowie e o privilégio branco. Revista Cadernos De Clio, 10(2). https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.79265
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