"Você Não Estava Aqui": As Consequências do Esvaziamento dos Postos de Trabalho Formal na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v11i2.79202Palavras-chave:
Neoliberalismo, Trabalho, Inglaterra, Filme, LoachResumo
Trata-se da resenha do filme “Você Não Estava Aqui” (2019) dirigido por Ken Loach e distribuído nacionalmente pela Vitrine Filmes, que conta a rotina de uma família da classe média de Newcastle (Inglaterra) que, em virtude do pós-Thatcherismo e da crise mundial de 2008, se encontra em uma situação delicada de precariedade trabalhista e social. Por meio de representações contidas na obra, é possível perceber as consequências negativas da precarização do trabalho para a coesão social. Utilizando o cinema como o único mecanismo capaz de reunir um realismo fictício e uma linguagem artística, a produção cinematográfica traz debates importantes para os campos sociológicos e historiográficos da atualidade.Referências
CREMONESE, Dejalma. Neoliberalismo: o capitalismo globalizado: um modo de vida não-sustentável. Ijuí: Editora da Unijuí, 2002. Disponível em: <http://ipd.unijui.tche.br/ipdcidadania/artigo5.html>. Acesso em: 01 fev. 2017.
FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. 22ª Edição. Rio de Janeiro, Graal, 2006.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 1ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
NAPOLITANO, Marcos. "A história depois do papel". In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 235-289.
VOCÊ Não Estava Aqui. Direção de Ken Loach. Produção de Rebecca O’Brien. Reino Unido: Sixteen Films & BBC Films, 2019. 1 DVD (102 min).
Downloads
Publicado
2021-10-29
Como Citar
Barroso, L. (2021). "Você Não Estava Aqui": As Consequências do Esvaziamento dos Postos de Trabalho Formal na Inglaterra. Revista Cadernos De Clio, 11(2). https://doi.org/10.5380/clio.v11i2.79202
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).