A transgressão da moral e dos bons costumes femininos na década de 1960: “Leila Diniz: &$£7!"
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.69026Palavras-chave:
Leila Diniz, O Pasquim, Ditadura Militar, Censura, História das Mulheres.Resumo
O presente artigo busca discutir o tema da transgressão da moral e dos bons costumes femininos na década de 1960 no Brasil a partir da famosa entrevista de Leila Diniz concedida ao jornal O Pasquim, edição nº22, de 20 a 26 de novembro de 1969. Ao analisar as falas da atriz destacamos os comportamentos divergentes aos que seriam considerados normativos para as mulheres na época. Leila Diniz se posicionou a favor do amor livre, da liberdade sexual, falava palavrões e, dessa maneira, expôs o que muitas vezes era feito em segredo e que as mulheres não podiam expressar em público, muito menos na imprensa. Ao ser inconformista e transgressora, Leila Diniz abriu caminho para outras mulheres encontrarem suas liberdades.
Downloads
Publicado
22-04-2021
Como Citar
Fonseca, B. (2021). A transgressão da moral e dos bons costumes femininos na década de 1960: “Leila Diniz: &$£7!". Revista Cadernos De Clio, 10(2). https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.69026
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).