A literatura romantica de Goethe através da obra os sofrimentos do jovem Werther
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68639Palavras-chave:
literatura, história, Goethe, romantismo, indivíduo, sociedadeResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina de Teoria da História III, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem, como finalidade, relacionar os debates da disciplina com a literatura produzida no período de estudo, séculos XVIII e XIX. A obra escolhida foi “Os sofrimentos do Jovem Werther” de 1774, do grande escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Com base em uma categorização proposta pelo historiador Michel Lowy, Goethe pode ser considerado um verdadeiro romântico, que sente saudade do passado, é pessimista quanto ao futuro, avesso à racionalidade e, que vive um constante conflito entre indivíduo e sociedade. Ao longo do artigo, busca-se demonstrar de que forma e porque esta obra permite chegar a tais conclusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).