O passado medieval, o presente industrial e um futuro comunista em "Notícias de lugar nenhum" de William Morris
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.68632Palavras-chave:
Literatura, Século XIX, William Morris, Notícias de Lugar Nenhum, Socialismo UtópicoResumo
O presente trabalho pretende analisar aspectos da utopia comunista em Notícias de Lugar Nenhum, do escritor inglês William Morris, comparando-a com a sociedade industrial do século XIX em que vivia (e em relação a qual sua utopia é diretamente contraposta). Ademais, serão destacados alguns aspectos desta utopia que podem aproximá-la de um passado medieval europeu idealizado pelo autor - configurando, assim, uma comparação entre o presente vitoriano no qual o autor viveu, o futuro comunista que ele imagina, e o passado medieval que ele recupera. Mais especificamente, os aspectos sociais privilegiados nesta análise são a questão do trabalho e do modo de vida (se rural ou urbano).
Downloads
Publicado
22-04-2021
Como Citar
Beker, H. T. (2021). O passado medieval, o presente industrial e um futuro comunista em "Notícias de lugar nenhum" de William Morris. Revista Cadernos De Clio, 10(2). https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.68632
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).