RELAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NO LIVRO “A INTRUSA” DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68622Palavras-chave:
Literatura, Júlia Lopes de Almeida, Gênero, RaçaResumo
Este trabalho tem como finalidade analisar o romance A Intrusa, de Júlia Lopes de Almeida, publicado primeiramente como folhetim em 1905 e como livro em 1908, inserindo-o no contexto político-social da época em que foi escrito e apresentando aspectos que fazem com que a autora e sua obra sejam pertinentes ao estudar o final do século XIX (época em que o romance é ambientado) e início do século XX. A relação entre história e literatura também vai ser abordada, considerando que se pode observar aspectos históricos importantes do período no romance, como a construção de identidades, diferenças entre o público e privado e questões de gênero e raça.
Downloads
Publicado
04-11-2020
Como Citar
Shalders, J. da R. (2020). RELAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NO LIVRO “A INTRUSA” DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA. Revista Cadernos De Clio, 9(2). https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68622
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).