A CRÍTICA DE EMILY BRONTË EM O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.68609Palavras-chave:
Literatura, Gênero, Pós-colonialismo, Inglaterra.Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho escrito para a disciplina de História Contemporânea I e Teoria da História III, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para a realização desse trabalho, cada aluno escolhia uma obra literária do século XIX para relacionar com os textos abordados nas duas disciplinas. Dessa forma, após ter escolhido o romance de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes, e reunido bibliografias complementares às das matérias mencionadas, pode-se ter uma análise interessante no tocante as áreas de gênero e crítica pós-colonial. Assim, o presente artigo reúne essas discussões de forma a entender que Brontë, sendo mulher em plena Revolução Industrial e colonialismo britânico, teceu importantes críticas a sua conjuntura e as formas de opressão que estavam presentes nesse contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).