Os Avanços Da Ciência Do Presente Da Modernidade Industrial E A Encarnação Aristocrática Do Passado Antigo E Medieval Em Drácula, De Bram Stoker.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.68601Palavras-chave:
Drácula, Romantismo, Ciência, IndustrialResumo
O presente artigo buscará, através de uma análise do enredo e um debate historiográfico acerca do romance Drácula (1897), de Bram Stoker, apresentar as contradições presentes na sociedade onde a obra foi publicada e como se expressam no escrito. Mais precisamente, o intuito será o de investigar como o autor se relacionava com o Romantismo e a forma com que sua obra representa o avanço da ciência durante o século XIX. Além disso, em seu contexto de publicação mais próximo, se colocando em oposição e até mesmo embate contra o passado medieval nobiliárquico que se encarna na figura do principal antagonista da trajetória apresentada pelo autor, o Conde Drácula.
Downloads
Publicado
2020-09-22
Como Citar
Fávero, V. (2020). Os Avanços Da Ciência Do Presente Da Modernidade Industrial E A Encarnação Aristocrática Do Passado Antigo E Medieval Em Drácula, De Bram Stoker. Revista Cadernos De Clio, 9(1). https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.68601
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).