O PROGRESSO CIENTÍFICO EM A VIAGEM AO CENTRO DA TERRA (1864), DE JÚLIO VERNE
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v8i2.68580Palavras-chave:
Romantismo, Júlio Verne, Literatura, Progresso Científico,Resumo
No século XIX, houve a popularização de leitura de romances, que traziam críticas sobre o presente e um possível futuro distópico que a civilização europeia estaria caminhando. Houvera, no entanto, debates em torno da postura de Júlio Verne diante do progresso científico, se estaria ele vangloriando ou alertando sobre os perigos que a tecnologia poderia trazer a humanidade. É nesse sentido que se busca mostrar este debate em torno da obra Viagem ao Centro da Terra (1864), com base na explicação de que Verne sempre tivera postura crítica ao progresso científico e ao contexto político francês, como claro na sua obra Paris no século XX, mas que a sua editora censurou com o medo do fracasso comercial, obrigando Verne a assumir uma postura oposta em a Viagem ao Centro da Terra. Mesmo assim, ainda encontram-se elementos e simbolismos que levam as críticas ao futuro com base da situação do presente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
