Análise do romance industrial "Norte e Sul", de Elizabeth Gaskell, e as representações da industrialização e seus desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68578Palavras-chave:
Elizabeth Gaskell, "Norte e Sul", industrialização, romanceResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar no romance industrial Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell, as representações da Revolução Industrial inglesa e seus desdobramentos sociais, tais como o conflito entre classes, as condições de trabalho e os mecanismos – greves e sindicatos – de reivindicação dos trabalhadores. Em Norte e Sul, Elizabeth Gaskell relata a vida de Margareth Hale, uma mulher de classe média sulista que devido ao pai se muda para Milton, uma cidade industrial no norte da Inglaterra. Nesse novo ambiente, a protagonista terá que superar seus preconceitos sobre a classe burguesa e os operários, deixando para trás a idealização do campo.
Downloads
Publicado
2020-11-04
Como Citar
Nascimento, A. de O. (2020). Análise do romance industrial "Norte e Sul", de Elizabeth Gaskell, e as representações da industrialização e seus desdobramentos. Revista Cadernos De Clio, 9(2). https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68578
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).